Em reunião realizada na sede do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) na última segunda-feira (10/09), o Procurador de Justiça Especializado na Defesa da Criança e do Adolescente, Dr. Paulo Roberto Jorge do Prado, se reuniu com os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Profa. Dra. Vanice Canuto Cunha e Prof. Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, para discutir a parceria entre as instituições.
O encontro teve como objetivo principal debater sobre dois projetos de extensão homologados pelo Banco de Projetos e Entidades (BAPRE) do MP-MT. Os projetos, que atendem diretamente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá, visam aprimorar a gestão e o uso de tecnologias da informação para fortalecer a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no município. Contudo, os projetos precisam de recursos financeiros para alcançar os objetivos.
Durante a reunião, os professores da UFMT destacaram a importância dos recursos financeiros do BAPRE para a execução dos projetos e reforçaram a necessidade de um aporte para alcançar todas as metas propostas. Diante da demanda, o Procurador Dr. Paulo Roberto se mostrou receptivo e os professores se comprometeram a encaminhar um ofício ao MP-MT detalhando as necessidades de apoio financeiro.
Escola de Conselhos e futuro da parceria
Além dos projetos em andamento, os participantes da reunião também discutiram a criação da Escola de Conselhos, uma iniciativa financiada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MDHC). A escola tem como objetivo capacitar conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e membros do sistema de garantia de direitos (SGD) de todos os municípios de Mato Grosso, para atuarem de forma mais eficiente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A parceria entre o MP-MT e a UFMT demonstra o compromisso das instituições em promover a proteção integral de crianças e adolescentes em Mato Grosso. Com o apoio do BAPRE, a UFMT poderá ampliar o atendimento ao CMDCA de Cuiabá, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e dos recursos de tecnologia da informação, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes cuiabanos.
A reunião foi considerada proveitosa por todos os participantes, que destacaram a importância da parceria para o desenvolvimento de ações efetivas em defesa dos direitos da criança e do adolescente.