
Na sexta-feira, 27 de dezembro de 2024, foi entregue ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) o primeiro volume do Diagnóstico da Infância e Adolescência de Cuiabá. A entrega ocorreu nas dependências do CMDCA e contou com a presença de representantes do projeto e do CMDCA, destacando o compromisso coletivo com a causa infantojuvenil na capital mato-grossense.
A entrega foi realizada pelo Professor Alexandre Faria, da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (FE/UFMT), coordenador do projeto de elaboração do diagnóstico, e pela Professora Márcia dos Santos Ferreira, do Instituto de Educação (IE/UFMT). Representando o CMDCA, o recebimento foi feito pela presidente Cristiane Almeida e pela vice-presidente Vera Lúcia, que enfatizaram a importância do diagnóstico para subsidiar políticas públicas e ações voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O Diagnóstico da Infância e Adolescência de Cuiabá é um projeto que será composto por seis volumes, cada um abordando temas como os Direitos Fundamentais, o Direito à Vida e à Saúde, o Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, entre outros, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este primeiro volume, resultado de um trabalho colaborativo e interdisciplinar, apresenta dados e análises essenciais para orientar as futuras decisões do CMDCA.
“Esse diagnóstico é essencial para mapear as necessidades reais e nos permitir construir políticas mais assertivas e eficientes para nossas crianças e adolescentes”, afirmou Cristiane Almeida, presidente do CMDCA. Vale destacar que o último diagnóstico foi elaborado há 10 anos.
A entrega deste primeiro volume representa um marco inicial na construção de um panorama abrangente e detalhado sobre a realidade infantojuvenil em Cuiabá. A continuidade do projeto, com os próximos volumes, promete oferecer uma visão ainda mais completa para guiar ações que transformem vidas e promovam um futuro mais equitativo e promissor para as novas gerações.
O evento simboliza o esforço coletivo entre instituições acadêmicas e entidades públicas para assegurar que a infância e adolescência de Cuiabá sejam tratadas como prioridade nas políticas públicas da região.